segunda-feira, 28 de abril de 2014

Neymar - #SOMOSTODOSMACACOS


Neymar abre caixa de pandora em protesto polêmico de famosos contra o racismo


Os olhos do mundo se voltaram para o jogador brasileiro Daniel Alves neste domingo, dia 27. Mas não foi sua habilidade com a bola no pé, e sim o irreverente protesto que fez contra um ato de racismo que sofreu na partida entre Barcelona e Villarreal, ao descascar e comer uma banana que foi jogada contra ele, pela torcida. Depois explicou: "Há 11 anos convivo com a mesma coisa na Espanha. Temos que rir desses retardados."

Seu amigo e colega de time Neymar logo saiu em defesa do amigo na luta contra o racismo e lançou a hashtag #SomosTodosMacacos e uma campanha convocando todo mundo a postar fotos com a fruta nas redes sociais, sob o argumento de que "uma ofensa só pega quando irrita você".



Também jogador do Barça, Neymar sofre na pele os constantes ataques racistas da torcida europeia. Mas seu vídeo abriu uma caixa de pandora para postagens de famosos que não foram exatamente bem recebidas. É que a comparação do animal primata às pessoas de pele negra não é exatamente uma coisa que pega bem. Mesmo se a intenção for a melhor possível



Por outro lado, o argumento de que macaco não refere-se à cor, mas sim à origem da espécie humana, não agradou fãs do creacionismo. No perfil de Facebook do apresentador Luciano Huck (sempre ele) há vários comentários com esta pegada.


Em tempo: o tema "esporte versus racismo" está bombando também na gringa, desde que um dirigente do time de basquete Los Angeles Clippers teria pedido à namorada para não levar amigos negros às partidas. Fã do esporte, Rihanna passou o fim de semana inteiro postando provocações em seu Instagram, entre eles esta imagem, com a legenda "quero ver tirar foto disso" ("caption thi$").

Nenhum comentário:

Postar um comentário