sexta-feira, 9 de março de 2012

Príncipe Harry ao Brasil

Nobre inglês chega ao país para diversos eventos oficiais e promover o Reino Unido
Do R7

09Harry
O príncipe Harry, terceiro na ordem de sucessão da monarquia britânica, chegou nesta sexta-feira (9) ao Brasil para sua primeira viagem ao país.
Oficialmente, a visita faz parte das comemorações do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth, pelos 60 anos de coroação, além de promover os Jogos Olímpicos deste ano, em Londres.
No entanto, o giro de Harry pela América Latina, somado ao envio de seu irmão William, em fevereiro, para as Ilhas Malvinas, revelam como a coroa britânica pode ser um importante instrumento do Reino Unido para defender os interesses do Estado.
Pela primeira vez no Brasil, o príncipe lança na noite de sexta-feira a campanha Great, no morro da Urca. São esperadas autoridades e celebridades brasileiras e inglesas, entre elas o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes.
O evento, que contará com o primeiro discurso do príncipe no Brasil, terá apresentações do bloco de Carnaval Sargento Pimenta, que faz versões para músicas dos Beatles, e da escola de samba União da Ilha, que neste Carnaval teve a capital britânica como tema de seu enredo.
Na manhã de sábado (10), Harry participa de evento esportivo na praia do Flamengo, na zona sul carioca, além de uma corrida de 1,6 km.
À tarde, o príncipe visita o Complexo do Alemão, conjunto de favelas ocupado pelo Exército em novembro de 2010.
No domingo (11), o príncipe viaja para São Paulo, onde participa de partida de pólo para arrecadar dinheiro para a Sentebale, sua organização de caridade em Lesoto, um pequeno país africano.
O giro de Harry pela América Latina (que contou ainda com visitas a Jamaica, Bahamas e Belize), além do envio de seu irmão, William, às ilhas Malvinas em fevereiro, reforçam mais uma vez a importância da nobreza britânica para os interesses do Reino Unido.
A viagem de Harry ao Brasil foi confirmada somente em janeiro, um dia depois de o chanceler brasileiro, Antônio Patriota, reafirmar que o país apoia a soberania da Argentina sobre as ilhas Malvinas, sob domínio britânico desde 1833, e confirmar a decisão do Mercosul de não permitir que barcos com bandeira do arquipélago ancorem em seus portos...
Ide Gomes / AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário